Cuide de você

Era mais um dia de trabalho. O despertador tocou. Ela, que passara noites chorando, encolhida, cabisbaixa, respirou fundo, levantou-se, caminhou pelo corredor, até chegar à cozinha. Chegando lá, ouviu o despertador tocar novamente. Saiu correndo, de volta, para o quarto.

Desativou o alarme e ao passar pelo corredor, parou em frente a um espelho. Olhou. E ficou ali, se perguntando: por quê?

“Por quê tanto medo, menina? Tanta insegurança?”. O que você quer”?

Como se do outro lado houvesse uma conselheira, ela fechou os olhos e ouviu: “para que você aprenda a confiar mais em você e na magia da vida. A sua sombra enxerga medo. Mas a tua luz vê amor. Faz de tu, essa melhor amiga para te ajudar a relembrar quem tu já és”.

Ela abriu os olhos, e falou: “que linda”. Aquilo soava estranho, afinal foram anos usando o espelho como uma lupa que só encontrava defeitos. Tentou outra vez. Olhou em seus olhos através do espelho e falou: “cuidarei de você, todos os dias”.

Ela sorriu, respirou fundo e foi preparar o café. Depois, sentou-se no sofá, pegou um caderninho, um lápis grafite, e escreveu: “como posso cuidar mais de mim”, em uma tentativa de não mais esquecer.

Sentiu que não podia esquecer, pois ainda nem se lembrava. O papel permaneceu em branco. Ela Terminou o café e saiu para a vida. Quem sabe encontrasse respostas por lá.

Treze dias haviam se passado. Ela tinha mudado, um pouco, a sua rotina. Se deu alguns presentes. Voltou à terapia. Limpou o seu ambiente. Visitou os seus pais. Aceitou um convite para um show. Parece que estava sentindo melhor. Mais leve. Mais calma. Mais presente.

Era sexta-feira. Após um longo dia, ela parou no caminho, comprou uma garrafa de vinho e foi para casa relaxar. Abriu a porta, tirou os sapatos, tomou um banho quentinho, pegou uma taça e sentou-se na varanda. A lua começava a crescer. Ela olhou ao lado e viu seu caderninho.

Começou a escrever conselhos à uma amiga:

“Minha linda, você tem passado tanto tempo querendo que o outro faça tudo de acordo com o seu tempo. Mas amiga, respira. As pessoas podem pensar diferente de você e também te amar. Tudo acontece como deve ser. Solta esse controle. Liberta essa menina ferida. Você é uma mulher, linda! Com diversos desafios superados e muita história para contar. Lembra: tudo aquilo que pedires com o coração, terás. Mas, tu precisas abrir os braços, para receber”.

Aos poucos, ela foi relembrando tudo o que havia feito nesses dias. Fez então, uma lista. E quanto mais escrevia, mais percebia que já estava cuidando de si.

Ela foi até o corredor, ler a sua lista em frente ao espelho.

Eu estou comprometida em:

  1. Me posicionar. Falar o que sinto e o que me incomoda.
  2. Me valorizar. Me amar. Me apoiar. Me escutar.
  3. Chorar para lavar a minha alma.
  4. Me deliciar em minha própria companhia.
  5. Procurar apoio de profissionais na minha jornada.
  6. Fortalecer a minha fé, vivendo aquilo o que acredito.
  7. Sonhar, o mais alto que puder.
  8. Me nutrir de vida.
  9. Deixar meus pais me acolherem e me permitir ser filha.
  10. Me dá os presentes que desejo.
  11. Cuidar de mim, desde quando acordo, até quando for dormir.
  12. Encontrar tempo para me divertir com amigos.
  13. Me dar o prazer que mereço.

Ao terminar, deixou lágrimas cairem em seu rosto. Sentiu que estava, finalmente, sendo para ela, a amiga que gostaria de ter.

É que ela percebeu que quando enxergava a sua luz, iluminava a sua própia sombra, refletindo a sua versão mais autêntica, pura e verdadeira.

Tomou mais um gole do vinho e falou em voz alta: “eu confio no fluxo da vida, porque hoje eu sei quem SOUL”.

E assim decidiu como queria se sentir ao dormir e acordar: cuidando de si.

Deixe um comentário